28/08/2009

download mp3 Tropicalia Panis Et Circencis baixe gratis aqui

"Um poeta desfolha a bandeira e a manhã tropical se inicia, resplendente, cadente, fagueira, no calor girassol com alegria, na geléia geral brasileira que o jornal do Brasil anuncia..."

1968... o ano que não terminou, um movimento se anuncia e chega com tudo, quebrando paradigmas, criando comportamentos, chocando o conservadorismo vigente e deixando fortes marcas na história musical brasileira, um concentrado de tudo o que havia em medidas esteticamente proporcionais e de admirável beleza.

A bossa nova, o brega, o trágico com um que de comicidade de Vicente Celestino, o rock'n'roll, as guitarras elétricas, o samba, os Beatles, Hendrix, a antropofagia, o cinema marginal de Sganzerla, o cinema novo de Glauber, o concretismo, Mautner, Hélio Oiticica, a pop art e mais inúmeras atitudes revolucionárias, são alguns dos ingredientes que fizeram engrossar essa geléia que teve em Gil, Caetano e Rogério Duprat a sua maior representação. Muitos outros também fizeram parte, mas musicalmente falando o núcleo principal é esse aí.


"Tropicália ou Panis et Circencis", lançado em agosto de 1968, é um disco manifesto, nele temos a síntese do que é o movimento tanto musicalmente quanto esteticamente. Cada faixa, uma faceta revelada, uma identidade, um conjunto de extrema coerência.

o Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e internacional (como o pop-rock e o concretismo); Contrabandoeou do Modernismo de 22 a idéia da "Antropofagia", transvertida para o conceito de "Geleia Geral"; mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha também objetivos sociais e políticos, mas principalmente comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final dos anos 60. O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Torquato Neto, Gilberto Gil, Os Mutantes, Capinam e Tom Zé); houveram manifestações artísticas diversas, como nas artes plásticas (destaque para a figura de Hélio Oiticica), no cinema (o movimento sofreu influências e influenciou o Cinema novo de Gláuber Rocha) e no teatro brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa).

neste site aqui tem informações e fotos legais desse momento, ou movimento, como queiram, que no dizer de Gilberto Gil "...limpou, arou, plantou, mas não colheu."

ouça o discurso inflamado de Caetano Veloso no III Festival de Música Popular Brasileira da Record de 1969 aqui.

baixe o LP Tropicália por aqui

2 comentários:

  1. oi Pessoal.
    aqui é o Alexandre. perdi minha conta google para este blog e por essa razão não consigo mais atualizá-lo. agora tenho um site com blog e tudo o mais. pintem lá no www.alexandrebrito.net.br
    abraço pra todos.
    Alexandre Brito

    ResponderExcluir
  2. oi Pessoal.
    aqui é o Alexandre. perdi minha conta google para este blog e por essa razão não consigo mais atualizá-lo. agora tenho um site com blog e tudo o mais. pintem lá no www.alexandrebrito.net.br
    abraço pra todos.
    Alexandre Brito

    ResponderExcluir