27/08/2009



A FLAUTA-VÉRTEBRA

A todas vocês,
que eu amei e que amo,
ícones guardados num coração-caverna,
como quem num banquete ergue a taça e celebra,
repleto de versos levanto o meu crânio.

Penso mais de uma vez:
seria melhor talvez
por-me o ponto final de um balaço.
em todo caso
eu
hoje vou dar o meu concerto de adeus.

Memória!
Convoca aos salões do cérebro
um renque inumerável de amadas.
Verte o riso de pupila em pupila,
veste a noite de núpcias passadas.
De corpo a corpo verta a alegria.
Esta noite ficará na história.
Hoje executarei meus versos
na flauta de minhas próprias vértebras.

Vladímir Maiakóviski / 1915


tradução:
Haroldo de Campos e Boris Schinaiderman



NACOS DE NUVENS

No céu flutuavam trapos
de nuvem - quatro farrapos:

do primeiro ao terceiro gente;
o quarto - um camelo errante.

A ele, levado pelo instinto,
no caminho junta-se um quinto.

Do seio azul do céu, pé-ante-
pé, se desgarra um elefante.

Um sexto salta - parece.
Susto: o grupo desaparece.

E em seu rasto agora se estafa
o sol - amarela girafa.

Vadímir Maiakóviski / 1918


tradução:
Augusto de Campos

do livro Maiakóvski Poemas
Boris Schnaiderman, Augusto
e Haroldo de Campos / Editora Perspectiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário